De acordo com a Direcção Geral de Energia e Geologia, o país tem um potencial mineiro enorme.
"Portugal tem uma diversidade geológica imensa e um potencial mineiro imenso. Temos é que apostar na sua prospecção, no seu conhecimento e avançar", disse Carlos Caxaria, subdirector-geral da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG)
Numa entrevista à Agência Lusa, o engenheiro da DGEG defendeu também que o "sector mineiro pode ser um contributo muito importante para nos ajudar a sair da crise".
Para isso, sublinhou que é preciso o próximo Governo estar sensibilizado para esta área, "porque às vezes é um sector que ninguém se lembra que existe", e mais abertura na abordagem ambiental.
"É um sector que, em 2007, exportou quase 900 milhões de euros, fora aquilo que gere em termos de facturação interna", sublinhou o especialista, acrescentando que "dá muito emprego e, como normalmente se situa em locais mais isolados, dinamiza uma actividade de desenvolvimento regional".
Carlos Caxaria disse ainda estar "convicto de que é uma questão de tempo" a descoberta de petróleo em Portugal e defendeu que o Governo devia criar condições para as prospecções neste sector.
"Isto envolve muitas dezenas de milhões de investimentos, que o Estado não tem oportunidade de fazer, só as empresas é que têm. Logo temos de criar condições legais e contratuais que sejam apetecíveis às empresas vir gastar esse dinheiro para Portugal", disse à Lusa.