A selecção espanhola junta assim o título europeu de sub-21 ao do futebol sénior alcançado em 2008, na Áustria e Suíça.
A Espanha sagrou-se hoje campeã europeia de futebol sub-21 ao vencer a Suíça por 2-0, na final disputada no Estádio de Aarhus, na Dinamarca.
O médio Herrera, aos 41 minutos, e o avançado Thiago Alcantara (81) marcaram os golos do conjunto espanhol, que assim conquistou pela terceira vez na sua história o título europeu do escalão.
As duas selecções, enquanto finalistas da prova, asseguraram ainda presença no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
O jogo foi inteiramente dominado pela equipa liderada por Luís Milla, embora na primeira meia hora não se tenha acercado com perigo junto da baliza helvética.
Mas após o golo de Herrera, ainda na primeira parte, os espanhóis partiram para uma exibição mais consistente, apesar da boa réplica da Suíça.
A selecção espanhola repetiu assim os feitos de 1986 e 1998, apenas ultrapassada pela Itália, que tem cinco títulos na categoria.
Também hoje, a Bielorrússia venceu a República Checa, por 1-0, conquistando o terceiro lugar no torneio europeu e também um lugar nos próximos Jogos Olímpicos.