Proposta incluída num conjunto de 27 medidas para promover a «marca Portugal»
Um dia depois do ministro da Economia ter apelado aos artesãos para destacarem nos seus produtos a «marca Portugal», a JSD apresentou 27 medidas para fomentar a internacionalização, entre as quais o uso da esfera armilar como símbolo nacional.
«Vamos pedir nos próximos dias uma audiência com o ministro da Economia para apresentar um conjunto de medidas, num total de 27, para reforçar a internacionalização da economia portuguesa», disse à Lusa o presidente da Juventude Social Democrata (JSD), Duarte Marques.
Já em comunicado, a JSD explica que, «após o estudo técnico realizado, a JSD defende a utilização da Esfera Armilar [instrumento de astronomia aplicado em navegação, com anéis ou armilas] como novo símbolo de branding nos mercados internacionais, transmitindo uma imagem de país pioneiro que desenvolve novos produtos e serviços de elevado valor acrescentado para os mercados internacionais».
Alicerçado na esfera armilar como principal veículo de comunicação, a JSD definiu 27 propostas para aumentar as exportações portuguesas, entre as quais a criação dos programas Erasmus Export e INOV Embassy, para jovens licenciados, o desenvolvimento da Rede Portugal Global e de um programa Erasmus na Administração Pública e o lançamento do «Mercado da Saudade» que quer transformar os emigrantes portugueses nos embaixadores dos produtos portugueses.