Valor em carteira mantém-se em 74 mil milhões de euros de dívida.
O Banco Central Europeu voltou a não comprar mais títulos de dívida soberana na semana passada, pela décima terceira semana consecutiva, mantendo-se em 74 mil milhões de euros de dívida o valor em carteira.
No âmbito do Securities Markets Programme (SMP), o mecanismo criado para comprar títulos de dívida soberana dos países do euro em maior dificuldade de forma a dar maior liquidez ao mercado, o BCE mantém ainda em carteira 74 mil milhões de euros em títulos de dívida, tal como na semana anterior.
O valor da dívida soberana no balanço do BCE já atingiu os 77,5 mil milhões de euros (valores aproximados), mas tem vindo a diminuir com a inexistência de novas compras e o vencimento de títulos comprados.
O BCE irá ainda realizar, como é habitual desde que este programa começou (a 10 de Maio de 2010), uma operação para esterilizar os 74 mil milhões de euros de liquidez injectado no mercado através da compra desta dívida, através da oferta de depósitos a uma semana a uma taxa variável com um máximo fixado nos 1,25 por cento.
Nas 59 semanas de actividade do SMP, o BCE nunca teve um período tão prolongado sem fazer qualquer compra, mas o programa continua em actividade, tal como outras medidas extraordinárias tomadas pela instituição para combater a crise económica e financeira na Zona Euro.