Em Vila Franca de Xira, o líder do PS ouviu várias pessoas falarem sobre a sua experiência no Novas Oportunidades e acusou Passos Coelho de «preconceito ideológico» por se ter referido ao Programa como uma «credenciação à ignorância».
Porque foi em Vila Franca de Xira que Passos Coelho disse que o programa Novas Oportunidades era uma «credenciação à ignorância», foi em Vila Franca de Xira que José Sócrates quis responder: «Isto tudo espelha um preconceito social».
O primeiro-ministro e candidato considera que «na cabeça deles está a ideia de que quem deve ter oportunidades para estudar são aqueles que sempre tiveram oportunidades para tudo. São os afortunados, porque os humildes não devem».
Sócrates acusa o PSD de «radicalismo ideológico», numa iniciativa para a qual o PS convidou algumas pessoas que passaram pelas Novas Oportunidades. Duma delas, ouviu o testemunho emocionado: «Não me considero ignorante. Considero-me uma cidadã atenta às mutações da vida em que vivemos, procurando como mulher e mãe intervir».
Destas experiências, José Sócrates quis sublinhar a palavra «coragem»: «É preciso coragem para reconhecermos perante a nossa família, os nossos amigos, a nossa empresa, que não sabemos o suficiente. É por isso que o insulto do líder do PSD me chocou tanto, porque estas pessoas têm que ser apresentadas como um exemplo».
Um exemplo que o PS quer destacar, aproveitando as declarações de Passos Coelho, que depois da polémica estalar já veio dizer que não pretende combater o Novas Oportunidades, mas as acções promocionais do Governo à volta desse programa.