Assunção Esteves é a primeira mulher a presidir a AR
Depois da rejeição de Fernando Nobre, a deputada do PSD foi hoje eleita presidente da AR à primeira volta com 186 votos a favor.
Assunção Esteves, 54 anos, torna-se assim a primeira mulher a presidir a Assembleia da República, o segundo cargo mais importante do Estado português.
A Eurodeputada social-democrata foi eleita à primeira volta com 186 votos entre 230 possíveis. Houve 41 votos brancos e um nulo. Na eleição de ontem, Nobre não foi além de 106 votos. São necessários 116 votos para eleger o presidente da AR.
A eleição de Assunção Esteves ficou desde logo garantida quando Nuno Magalhães, líder parlamentar do CDS, anunciou esta manhã que apoiaria a nova escolha do PSD para desempenhar o cargo de presidente da AR.
Maria Assunção Andrade Esteves foi eleita deputada pela primeira vez em 1987, pelo círculo de Vila Real, aquando da primeira maioria absoluta do PSD com Cavaco Silva. Integrou novamente as listas de deputados em 2002, já com Durão Barroso no Governo, tendo sido escolhida para presidir à Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Integrou a lista da coligação PSD/CDS-PP para as europeias, em 2004, tendo sido eleita eurodeputada.