Passos fecha hoje o Governo com Cavaco Silva. Tomada de posse de secretários de Estado está marcada para amanhã.
Pedro Passos Coelho vai levar hoje, às 11 da manhã, ao Presidente da República uma lista com cerca de 30 secretários de Estado, a maioria independentes, para que Cavaco Silva complete, amanhã, a posse do XIX Governo Constitucional.
Depois de ter participado no seu primeiro Conselho Europeu, o novo primeiro-ministro reservou o fim-de-semana para fechar a equipa de Governo. Nas Finanças, para além dos três nomes já conhecidos (Luis Morais Sarmento no Orçamento, Paulo Núncio nos Assuntos Fiscais e Maria Luís de Albuquerque no Tesouro e Finanças) estará ainda Hélder Rosalino, um quadro do Banco de Portugal, que vai assumir a secretaria de Estado da Administração Pública.
Na Economia, outra das pastas-chave do novo Governo, o empresário e deputado do PSD Almeida Henriques será o número dois de Álvaro Santos Pereira como secretário de Estado Adjunto e do Turismo. Já o professor da London Business School, Pedro Silva Martins, assumirá o Trabalho. Permanecem dúvidas quanto aos Transportes (José Manuel Rodrigues, actual presidente da Carris, é um dos nomes apontados) e à Energia e Competitividade.