Qual concurso ‘O Peso Pesado’. Uma mulher norte-americana come 20 mil calorias por dia e enche seis carrinhos de compras cada vez que vai ao supermercado na esperança de superar os 700 quilos de peso e cimentar-se como a mulher mais gorda do mundo.
A insólita notícia avançada pelo Daily Telegraph dá conta de Susanne Ema, mãe de dois filhos que vive desempregada no estado do Arizona, nos EUA. Desempregada pois o seu actual peso – cerca de 330 quilos -, não lhe permite trabalhar, pois hoje em dia desloca-se por via de uma cadeira motorizada.
Mas estes não são os contornos mais surpreendentes da história. Susanne Ema quer atingir os 730 quilos de peso quando chegar à casa dos 40 anos de idade e garante sentir-se saudável e cada vez mais atraente.
Hoje com 32 anos, Ema não esconde o seu objectivo. «Quanto maior ficar, melhor me vou sentir. Porque não ver o quão gorda consigo ficar?», questionou, antes de atirar, se seguida, que «quer quebrar o estigma de que ser gordo é uma coisa má».
E na busca para atingir a barreira dos 700 quilos, Susanne Ema afirma sentir-se saudável e, mais importante, estar bem de saúde. A norte-americana vê a pressão arterial uma vez por semana e exercita-se todos os dias. «Uso todos os dias um oxímetro de pulso para medir a concentração de oxigénio no meu sangue», acrescenta.
E o que pensa o seu médico deste objectivo? Patrick Flite é peremptório. «Ela está a jogar à roleta russa com a sua vida, nunca encorajaria alguém a fazer o que a Susanne está a fazer», vincou.
Quanto ao ‘título’ de mulher mais gorda do mundo, Susanne já o conquistou, ao ter ultrapassado a anterior detentora do ‘recorde’, a igualmente norte-americana Donna Simpson, que pesava 317 quilos.